DEUS!!!
A Páscoa é uma comemoração que possuí diferentes significados para cada povo e religião... Nessa postagem vou trazer o que significa a Páscoa para mim frente as minha opiniões formadas pelo meu cárater religioso e de vivência nesses meus 26 anos de vida!!
Para o povo hebreu Páscoa significa a libertação (feita atráves de Moisés) do seu povo como escravos do Egito. Para o povo Cristão comemora-se a Ressureição de Cristo, trazendo a lembrança permanente de que Deus libera seu povo de seus "pecados" (erros), através de Jesus Cristo, novo cordeiro pascal.
"Cristo é a nossa Páscoa (libertação), pois Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" - (João, 1:29).
João usou o termo Cordeiro, porque usava-se na época de Moisés, sacrificar um cordeiro para agradar á Deus. Portanto, dá-se a idéia de que, Deus sacrificou Jesus para nos libertar dos pecados.
Mas para mim (na minha visão religiosa) para libertarmos dos "pecados", ou seja, dos erros, devemos estar dispostos a contribuir, utilizando os ensinamentos do Cristo como nosso guia.
Porque Jesus não morreu para nos salvar; Jesus viveu para nos mostrar o caminho da salvação.
Esta palavra "salvação", segundo Emmanuel, vale por "reparação", "restauração", "refazimento".
Portanto, "salvação" não é ganhar o reino dos céus; não é o encontro com o paraíso após a morte; salvação é "libertação" de compromisso feitos; é regularização de débitos. E, fora da prática do amor (caridade) de uns pelos outros, não seremos salvos das complicações criados por nós mesmos, através de brigas, violência, exploração, desequilíbrios, frustrações e muitos outros problemas que fazem a nossa infelicidade.
Portanto, aproveitemos mais esta data, para revermos os pedidos do Cristo, para "renovarmos" nossas atitudes. "Em busca do homem novo" : "Que surja o homem NOVO a partir do homem VELHO.
Que do homem velho, coberto de egoísmo, de orgulho, de vaidade, de preconceito, ou seja, coberto de ignorância e inobservância com relação às leis Morais, possa surgir, para ventura de todos nós, o homem novo, gerado sob o influxo revitalizante das palavras e dos exemplos de Jesus Cristo, o grande esquecido por muitos de nós, que se agitam na presente sociedade tecnológica, na atual civilização dita e havida como cristã.
Que este homem novo seja um soldado da Paz neste mundo em guerras. Um lavrador do Bem neste planeta de indiferença e insensibilidade. Um paladino da Justiça neste orbe de injustiças sociais e de tiranias econômicas, políticas e/ou militares. Um defensor da Verdade num plano onde imperam a mentira e o preconceito tantas e tantas vezes em conluios sinistros com as superstições, as crendices e o fanatismo irracional.
Que este homem novo, anseio de todos nós, seja um operário da Caridade, como entendia Jesus: "Benevolência para com todos, perdão das ofensas, indulgência para com as imperfeições alheias."
Por isso, posso dizer pela minha visão Espírita Kardecista, que deveríamos comemorar a páscoa todos os dias. A busca desta "libertação" e/ou "renovação" é diário, e não somente no dia e mês pré determinado.
Queremos (ou pelo menos deveríamos todos querer) nos livrar deste homem velho. Que ainda dá maior importância para o coelhinho, o chocolate, o bacalhau, etc., do que renovar-se... Não que essas comemorações e celebrações sejam erradas... Não nada disso eu até compartilho delas, só acho que assim como o Natal o valor verdadeiro da comemoração não deve ser esquecido... Pois mais do que a mágia do coelhinho devemos ensinar para nossas crianças as verdadeiras lições de Cristo!!
Porém nessa época muitas são as pessoas que acham desrespeito comer carne vermelha no dia em que o Cristo é lembrado na cruz. Mas muitos sequer se dão conta que o desrespeito está em esquecer-se Dele, nos outros 364 dias do ano, que desrespeito é esquecermos a prática de seus ensinamentos, e eu digo á PRÁTICA, porque a TEORIA é coisa fácil!!
Nos esquecemos quando odiamos, não perdoamos, lesamos o corpo físico com bebidas alcoólicas, cigarro, comidas em excesso, drogas, sexo desregrado, enganamos o próximo, maltratamos os animais ou somos indiferentes á essas atitudes ou indiferentes a natureza, quando abortamos, etc.
Aliás, fazemos na páscoa o que fazemos no Natal. Duas datas para reflexão. Mas que confundimos, infelizmente, com presentes, festas, comidas, etc.
Portanto, não há mal nenhum comemorarmos quando não nos esquecemos da caridade... Muitas são as crianças pobres que sonham assim como nossos filhos com a magia do coelhinho e o simples fato de comer um chocolate... Por isso, acredito eu que agrada muito mais á Deus, quando, instituições, grupos de amigos, ou mesmo um ato solitário de ajuda é feito á favor do nosso irmão mais necessitado, realizando sonhos e colocando sorrisos nos rostinhos de crianças e adultos sofridos pelas provações da necessidade também!!!
Bem meus amigos me desculpe o desabafo, essa foi uma postagem apenas de uma opinião minha, do qual quis dividir com vocês nesse momento, é uma postagem sem qualquer próposito de julgar ou apontar religiões e pessoas, pois existem em todas as religiões os bons cristãos e os falsos aparentes... E todos tem o direito de nova chance, de se modificar e não somente no dia da Páscoa, mas todos os dias quando abrem os olhos e Deus lhe deu a chance de ainda estar respirando!!
Sei que andava meio sumida... Estava com dificuldades para escrever sobre os acontecimentos diários... Várias foram as vezes que sentei na frente do computador e fiquei ensaiando uma postagem... Porém travava e não conseguia desenvolver nada... Me desculpem amigos...
Estou ainda em uma maratona de médicos devido á novas alterações que descobrimos em exames de rotina... Mas não quero pensar nada sobre isso ainda, enquanto nenhum laudo médico sair com os resultados conclusivos, quero pensar e falar o menos possível sobre esse assunto!! Mas assim que forem conclusivos eu venho dividir tal alivio ou nova luta com vocês... (espero que seja um alívio)!!
UMA FELIZ RENOVAÇÃO PARA TODOS VOCÊS!!!!
BEIJINHOSSSS..