Dor é uma sensação desagradável, que varia desde desconforto leve a excruciante, associada a um processo destrutivo atual ou potencial dos tecidos que se expressa através de uma reação orgânica e/ou emocional.
Amigos,primeiramente, peço desculpas por deixá-los tanto tempo sem notícias!! Jamais foi minha intenção causar preocupação á vocês.
Venho escrevendo á dias esse texto, devagarzinho, quando me sentia disposta, e peço desculpas se me prolonguei demais, e se os assuntos ficaram incoerentes ou desconexos, pois quando escrevemos o mesmo texto por vários dias, tudo varia, jamais somos a mesma pessoa!! Entendo caso não concordem com minhas opiniões, ou que simplesmente não queiram ler uma postagem tão extensa!!
Esses meses venho sentindo muita dor e bastante inquietude, devido ás péssimas noites de sono (ou á ausência total dele)!! E com tudo isso, muitas consultas médicas e exames... Mas acredito que estou no caminho certo... (mas falo sobre isso outro dia)
São Dores físicas, psíquicas, emocionais... Dores da Doença e da Existência!!
Na Base de analgésicos, Banhos quentes, Compressas, Chás, Florais, Homeopatia e Alopatia!!
Diz o antigo ditado: “A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.” Mas será mesmo??
Quantas dores e sofrimentos passamos ao longo de nossa jornada...
E desse modo:
Lágrimas, dos olhos caem. Lágrimas, do coração padecem.
Lágrimas rolam pela face. Lágrimas da alma descem.
Vivemos em uma dimensão que não podemos avaliar qual das dores que nos causa maior sofrimento. Isso é individual!!
Apesar de muitas dores serem coletivas... Cada Ser Humano tem a sua própria dor... Assim como Seu Limiar para classificá-la!!
Cresci ouvindo que as Mulheres da minha família são fortes, e guerreiras... E sempre tive um Alto Limiar para dor!!
Minha avó sempre diz que é “feio” o escândalo frente á dor... Que não se deve gritar e nem desesperar, pois isso só irá piorar a situação!! E jamais amenizar... Concordo!!
Frente á um corte, quanto mais se grita, mais ele sangra...
Frente á uma fratura, quanto mais se debate, mais danos ocorre...
Frente á um mal-estar, quanto mais chora, mais ar lhe falta aos pulmões...
Frente á uma dor emocional, quanto mais se desestabiliza, mais á beira do desespero e da loucura ficamos...
E escrevendo essa postagem agora, me lembro de uma situação (uma daS) que vivenciei quando pequena; eu deveria estar com meus 6 anos de idade, e após um tombo ganhei um enorme corte no queixo (sempre fui muito serelepe, e cortes, fraturas, galos e roxos eram grandes companheiros) ... O corte era bem profundo expondo o osso... Minha mãe ligou correndo para a minha avó, e a mesma pediu para mamãe seguir ao Hospital comigo o mais depressa possível. No caminho mamãe ia conversando comigo, me mantendo calma e segura (apesar de eu ver nos olhos dela imensa aflição). Lembro-me que minha avó chegou ao Hospital antes de mim, e entrou comigo na sala de suturas (mamãe não gosta muito de sangue), e então ela me disse no pé do ouvido: “- É isso aí... Aguente firme, você nunca está sozinha!” Me deu sua mão e pediu que eu apertasse cada vez que doesse muito (tadinha das mãos da minha avó... rs), Sai da sala com um “punhado de pontos no queixo me sentindo toda orgulhosa, por ter aguentado firme, a dor, a injeção, as suturas, sem contar os iodos ardidos... rs...
E até hoje quando passo por um momento difícil, me lembro desse, que pode parecer pequeno, bobo, perto de tantos outros sofrimentos, mas que foi importante para eu aprender a lidar com a dor... Com certeza já havia passado por dores antes desse episódio, mas é desse que me lembro como maior superação...
Depois deles também já tive milhares de outras dores... (e que dores...)
E, toda dor é dolorida...
Cada um de nós procura justificativas para afirmar que a nossa é a mais sofrida de todas elas.
Acredito que somos egoístas ao falar em dor!! Ou até mesmo nos tornamos egoístas quando estamos com dor... Pois a impressão que temos é que a nossa é sempre maior!!
Porém outra coisa que sempre aprendi desde pequena, e que ninguém deveria fazer é:
Julgar á dor do outro!! Seja ela psíquica ou Física (por isso que tenho dó desses Médicos Peritos... Eita emprego perigoso... Você nunca sabe se pode dormir tranquilo).
Em meio ás minhas leituras, conheci Rabino Harold Kushner, que em seu livro “Quando Coisas Ruins Acontecem às Pessoas Boas” (Ed. Nobel, 1981), ele reflete sobre a necessidade de sentirmos dor; não que seja ótimo sentir dor, mas a dor é um aviso que o organismo humano envia para nos lembrar de que alguma coisa não está indo bem e que precisa ser regularizado. É uma oportunidade para revisarmos nossa saúde. Outras vezes a dor vem em virtude de esforços que fazemos superiores àqueles que podemos suportar, nos avisando também quando é hora de parar. Para Kushner, “a vida seria perigosa, talvez impraticável, se não pudéssemos sentir dor”.
A dor, seja ela física, emocional ou espiritual, é um custo de nossa existência humana.
A dor nos visita. E nossa primeira reação é fechar a porta e seguir ignorando a sua batida persistente. Ninguém quer recebê-la, e assim também é comigo...
Podemos dar-lhe as costas, ignorá-la momentaneamente, mas sua visita é marcante. A menor percepção de sua chegada deixa sua marca e não é possível seguir sem saber de sua existência.
E tem que ser assim porque ela existe para nos "acordar", alertar-nos, para que possamos perceber o que traz em sua bagagem, o que pode nos oferecer (e daí depende de cada um receber com bom ou maus olhos o que ela nos tem a oferecer)
Penso que engana-se aquele que a julga apenas como desventura, castigo e passa por ela somente lamentando a sua existência e, pior ainda, julgando-a desnecessária e sem propósito. Para mim, pensar dessa forma é a mesma coisa que pensar em um Deus Injusto, pois porque eu teria que passar por tudo isso com tamanha dor e outras pessoas não?
Acredito que sua existência é fértil, sempre traz no seu seio a semente que se transformará em fruto doce de compreensão e crescimento se for plantada na "terra" sábia da resignação e na busca autêntica de ensinamentos e mensagens produtivas.
Sei o quanto é difícil não se lamentar, somos seres humanos, imperfeitos, por vezes perdemos a fé, nos cansamos e viramos rios de lamentações, assim é comigo também (2)... Não há como sermos eternos “Pollyanna”... Mas logo recobramos a razão, a fé, e a esperança... A dor muitas vezes tenta nos cegar de tudo o que é bom... Acredito que falar da dor é um ótimo modo para reconhecê-la em sua totalidade, de aprender a lidar com o sofrimento... O desabafo é necessário para o corpo e para nosso espírito... Busco sempre usar desse recurso!
O que se torna desproposital é a lamentação melosa, continua, vitimizada, que de nada adianta, apenas mascara a desistência de buscar melhoras!! Não devemos desperdiçar as nossas energias num processo de deterioração daquilo que nos é tão importante para viver aqui e agora.
Mas vale a pena! Tem que valer a pena passar pela dor sem revolta... Com aceitação (aceitação não é comodidade) e dignidade!!
Eu sei... Eu sei... é difícil pra caramba, perceber a lição que nos é passada por este quadro de dor e sofrimento e ainda por cima ter que absorver ensinamentos durante esse momento.
A dor sempre será, para nós, a companheira indesejada, ingrata. Aquela que, carrega o tempo todo, o veneno que nos oferece assim, de pronto. Então, vivemos a espantá-la com pensamentos fracos de otimismo e falsas esperanças.
Enganamo-nos o tempo todo, acreditando que a enganamos com os nossos poucos conhecimentos da vida.
Driblamos seus passos com destreza felina. Porém, mal damos às costas, ela assombra na próxima curva.
Temos pré-conceito milenar de fugirmos das oportunidades de crescimento que a vida nos dá. Pode perceber que sempre buscamos o mais fácil!! O menos doloroso...
Vivemos assim, desconectados da escola e da professora que, através de várias sinalizações, tenta mostrar o objetivo de estarmos sentados na carteira que ocupamos.
E a dor, instrumento hábil da “professora” vida, pouco consegue, ao longo de tanto tempo, esclarecer sua real finalidade.
Por isso o melhor á fazer é recomeçar todos os dias... Nunca é tão tarde assim para recomeçar a caminhada. E nesse recomeçar, certamente, tua amiga dor te baterá à porta. Abre-a e por mais difícil que te possa parecer, debata com ela, fale sobre ela, escreva.
Acredita: será mais fácil, menos apreensivo.
A linguagem, a escrita poderá te causar certo conforto frente a algumas dores e a ajudar a buscar mentalizações e posturas revigorantes. Pode até ser que algumas dores (normalmente as relativas ao emocional e espiritual) se resolverão por si, apenas ao expor.
E então, perceberemos quanto tempo perdemos, sofrendo desnecessariamente. Compreenderás que foi o teu próprio lobo, ao longo de algumas jornadas.
Difícil de fazer? Para muitos amigos blogueiros que assim como eu adoram escrever, não será tanto... rs
Difícil de acreditar? Talvez... Mas há quem acredite em outras coisas que sejam difícil também...
Mas mais Difícil, mesmo, é passar pela dor sem aproveitar nada!! Se assim for será bem mais dolorido “lá pra frente”.
Que seja apenas então, olhar um pouco mais para este nosso interior enxertado de vida, força, alegria e coragem. Que existe em todo ser, apesar do corpo doente e “judiado”! Olhar além das futilidades!!
Com a grande certeza de que só estamos a estagiar aqui, e mais ainda, o que pertence a este mundo físico, fica no físico. Amigos, não é o sofrimento que nos faz amadurecer e sim a compreensão desses percalços que nós necessitamos para enxergar e caminhar conscientes de que somos nós mesmos os juízes das nossas forças e das nossas fraquezas. Conscientes de que todos fomos criados, sem distinção, para uma única finalidade: evolução, progresso e amor.
Assim já dizia Jesus: “Felizes aqueles que sofrem, porque serão Consolados”. Lembrem sempre dessas palavras!
PS: No dia de Hoje sei que muitos devem estar sentindo á dor temporária da saudade... Saudades daqueles que já partiram para o Plano Maior!! A saudade é tão dolorida quanto ou até maior que qualquer outra dor... Fiquem tranquilos, o reencontro é certeiro, assim como nossos laços de amor são eternos, tudo acontece no Tempo do Nosso Deus... Conversem sempre com seu ente querido que já partiu, ele sempre estará pronto á lhe ouvir!! E a vida continua em ambos os lados...
Amigos aos pouquinhos passarei no cantinho de vocês...
Um Beijo cheio de Saudades á todos!! Fiquem Bem...