Um Blog que visa informar, conscientizar e diminuir preconceitos frente á uma Rara Doença...
Minha caminhada pessoal contra um Tumor Cerebral localizado na Glândula Hipófise.
Uma Luta contra a Síndrome de Cushing!! Vencendo!!

sábado, 28 de agosto de 2010

Dosagem do ACTH

Cumprindo com o Prometido terminarei o Protocolo de Exames...



1ª Etapa da Investigação para Diagnóstico Etiológico (Onde está o tumor)
Dosagens hormonais e testes dinâmicos

Dosagem de ACTH

É o melhor teste para diferenciar a Síndrome de Cushing ACTH-dependente (hipofisário - ectópico) da ACTH-independente (adrenal). São necessárias pelos menos duas dosagens de ACTH.
Esse exame pode ajudar a determinar as causas das irregularidades hormonais. O ACTH é um hormônio protéico secretado pela hipófise anterior. A função principal do ACTH é a regulação do cortisol, hormônio esteróide, secretado pelo córtex da adrenal.


Como é Realizado:


O teste consiste em coleta de sangue venoso e dosagem do ACTH normalmente pelo periodo da manhã, entre 8:00 e 9:00.  Necessita jejum de pelo menos 8h. A dosagem de ACTH é sensível necessitando que a ampola vá para um local refrigerado assim que coletado.

Resultados:

Na vigência de hipercortisolismo, o achado de ACTH plasmático abaixo de 10 pg/mL aponta para uma causa ACTH-independente.
Por outro lado, se as dosagens de ACTH forem superiores a 20 pg/mL, a causa da Síndrome de Cushing é ACTH-dependente.
Para valores intermediários de ACTH (entre 10 e 20 pg/mL), há duas possibilidades: a secreção de cortisol pode ser autônoma, mas não elevada o suficiente para suprimir totalmente a secreção de ACTH ou existe, de fato, um tumor que secreta ACTH, porém em níveis pouco elevados. A diferenciação destas duas situações pode ser feita com a dosagem do ACTH após estímulo com CRH.

Níveis de ACTH superiores aos valores normais devem-se a:


Doença de Addison (provocada pela produção deficiente pela glândula adrenal)
Adrenoleucodistrofia (muito rara)
Doença de Cushing
Tumor ectópico produtor de ACTH
Síndrome de Nelson (muito rara)

Níveis de ACTH inferiores aos valores normais devem-se a:


Síndrome de Cushing provocada por tumor adrenal
Síndrome de Cushing ectópica
Insuficiência pituitária

Teste do CRH (corticotrophin releasing-hormone)


O CRH é o principal hormônio hipotalâmico estimulador da liberação de ACTH pelo corticotrofo normal e tumoral. Assim, o teste do CRH foi criado com objetivo de identificar a Síndrome de Cushing ACTH-dependente de origem hipofisária (deveria responder ao teste) da síndrome de secreção ectópica (não deveria responder). Os primeiros estudos com o teste, realizados na década de 1990 utilizando CRH ovino, demonstraram valores de corte dos incrementos de FS e ACTH indicativos de doença de Cushing de 20% e 50% do basal, respectivamente. Trabalhos mais recentes, feitos com CRH humano (atualmente é a forma mais disponível) mostram que aumento do FS acima de 14% do basal e aumento do ACTH acima de 105% são sugestivos de doença de Cushing, com especificidade de 100% e sensibilidade entre 70 e 85%.

Como é Realizado?

Jejum de 8 horas. Colhe-se amostras de sangue para dosar ACTH e Cortisol basal em seguida, administrar CRH sintético E.V. 100 µg ou 1.5 µg/kg de peso corporal em 30 segundos. Colher amostras de sangue nos tempo basal, 15, 30, 45 e 60 minutos para ensaiar ACTH e Cortisol.


Resultados:

Trabalhos mais recentes, feitos com CRH humano (atualmente é a forma mais disponível) mostram que aumento do FS (Cortisol Sérico) acima de 14% do basal e aumento do ACTH acima de 105% são sugestivos de doença de Cushing, com especificidade de 100% e sensibilidade entre 70 e 85%.

No caso do tumor adrenal secretor de cortisol (causa ACTH-independente), a exposição crônica a níveis supranormais de cortisol provoca bloqueio ou redução da resposta do corticotrofo hipofisário ao CRH; assim, os níveis de ACTH não se elevam acima de 30 pg/mL no teste de estímulo com CRH.
Por outro lado, os tumores produtores de ACTH (adenomas hipofisários e alguns tumores ectópicos) mantêm a capacidade de resposta ao CRH, o que condiciona elevação do ACTH acima de 30 pg/mL.

Teste de supressão com dose alta de dexametasona (8mg e 24mg)


Há duas variantes deste teste, o teste clássico feito com 2 mg de dexametasona por VO a cada 6 horas por 48 h, e o teste simplificado, com administração por VO de 8 mg e 24 mg de dexametasona (em dias diferentes, primeiramente dosa-se com 8mg e no dia seguinte com 24mg) entre 23:00 e 00:00, com dosagem de cortisol plasmático no dia seguinte. Em ambas as situações, o teste baseia-se no pressuposto de que os corticotropinomas, por derivarem de células hipofisárias produtoras de ACTH, possuem receptores de glicocorticoides e assim são suscetíveis à retroalimentação negativa por estes esteroides; a administração de dose alta de dexametasona deve, portanto, provocar redução da secreção de ACTH pelo tumor e, por conseguinte, redução da cortisolemia, o que não ocorreria em tumores extra-hipofisários, como os responsáveis pela síndrome de secreção ectópica de ACTH. Classicamente, considera-se resposta sugestiva de doença de Cushing a redução do FS superior a 50% dos níveis basais. Entretanto, muitos tumores carcinoides ocultos podem exibir supressão dos níveis de ACTH em resposta aos glicocorticoides, mimetizando doença de Cushing, o que limita sua utilização. De fato, estudo recente reavaliando sua eficácia diagnóstica demonstrou acurácia de apenas 71%, aquém da probabilidade pré-teste para a população feminina, o que impõe sérias dúvidas sobre a real utilidade do teste de supressão com dose alta de dexametasona na atualidade.

Continua....

PS: OS VALORES DE REFERÊNCIA PODEM MUDAR DE ACORDO COM O LABORATÓRIO, POR ISSO SÓ O MÉDICO PODE INTERPRETAR EXAMES...

2 comentários:

O Baú do Xekim disse...

Alá amiguinha.

Como tá indo?
A recuperação vai correndo bem?
Espero que sim.

Uma feliz semana.
Beijinhos.

Brasil Desnudo disse...

Olá minha Amiga Karina!
Demorei para vim te responder, ontem caí 23 degraus escada abaixo, me esborrachando todo..
Mas espero que tenha tido melhoras e, que tudo venha correr bem para você minha amiga.
Fico feliz por estar de volta e, por ter ido me visitar lá no Desnudo...
Uma ótima noite para você e e toda sua família..

Bjs em seu coração


Marcio RL