Um Blog que visa informar, conscientizar e diminuir preconceitos frente á uma Rara Doença...
Minha caminhada pessoal contra um Tumor Cerebral localizado na Glândula Hipófise.
Uma Luta contra a Síndrome de Cushing!! Vencendo!!

sábado, 29 de janeiro de 2011

O que é a Síndrome de Cushing?

Somente para reforçar/reelembrar ou ver pela primeira, vez antes de entrar no tema:

Nosso sistema Endócrino:


Olha só a hora (2h45min da madrugada) e eu com uma insônia rolando de um lado para o outro da cama, resolvi ser útil, então abri o notbook para escrever um pouco aqui no blog... rsrs... Quem sabe estudar e escrever não trás meu sono de volta...rsrs...

Como já havia prometido á alguns meses atrás, vou tentar preencher as lacunas de informação sobre essa doença, pois eu recebo pelo menos 2 e-mails por semana de novos amigos que visitam o blog e que possuem dúvidas sobre essa rara doença!!

Trouxe esse material de uma pesquisa que fiz, eu fiz em slides o que torna a leitura mais fácil de se compreender e menos técnica....


São informações de fonte seguras (revisadas e cientificas) sobre o que é "A Sindrome de Cushing", trago essa postagem mais uma vez, como um meio de divulgar, ajudar, informar, conscientizar e diminuir o preconceito e sofrimento dos pacientes que vivenciam essa realidade do Cushing, se eu puder utilizar de minha experiência nessa luta para ajudar, nada terá sido em vão...


Clique nas imagens para amplia-las...

O que é a Síndrome de Cushing?


Os "tipos" de Cushing... Onde ele está?



Tratamento... Existem outras opções que são levadas em consideração pelo médico em cada caso específico, como medicações orais, endovenosas e radiocirurgia/radioterapia...


Prognóstico para os pacientes com Cushing:


Reforçando o que consta no slide:

SOLICITE ASSISTÊNCIA MÉDICA SE APARECEREM SINTOMAS QUE INDICAM A SÍNDROME DE CUSHING... SOMENTE O MÉDICO PODE REALIZAR O DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E QUALQUER INTERVENÇÃO!!!

Espero ter sido mais útil aqui do que em minha cama... rsrs...
Mas já me vou pois preciso tentar dormir... O bom sono é essencial!!

Beijos e Fiquem com Deus sempre!!!

8 comentários:

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Ei amiguinha com esse calorão, tá difícil mesmo dormir!!!
A cor preta do blog não foi por causa do horário?
Gracinhas a parte, você é especial, enquanto a maioria iria contar carneirinho, você leva instrução a pessoas que talvez só tenham esse recurso.
Nobre demais, esse jeito Karina de contribuir com a vida.
Bjs.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

O Baú do Xekim disse...

Olá "minina", boa tarde.

Que saudades também.
Como vais?
Guerreira como és, nada te derrubará.
Feliz semana.
Beijokas.

Vanessa Soares disse...

Olá Karina!

Desenvolvi i Cushing devido ao uso de corticóide para o tratamento da Hepatite Auto Imune e confesso a sindrome me assustou mais que a doença que apareceu silenciosa e sem grandes mal estares. Minha pele está lotada de espinhas, pelos na face, estou sempre inchada, apesar de ter iniciado um controle nutricional baseado em alimentos orgânicos e desintoxicantes. Tem dias em que meu humor oscila tanto e, apesar da positividade e crença de que o tratamento está sendo muito eficaz é invadido por um desânimo, uma sensação de "onde me colocarei agora que me perdi de mim" porque não me reconheço no espelho, nas fotografias. Estou ainda mais preocupada porque meu médico pensa manter o medicamento indefinidamente, aff! Esses dias, com esse calor tá difícil de dormir e de controlar a excessiva transpiração, mas não vamos desanimar, né? Como você mesma postou, encaremos esses desafios como jornada para a evolução... Abraços, força...

Brasil Desnudo disse...

Oi, minha querida Karina!

Realmente andei meio que sumido minha querida!

Mas estava de férias com meus lindinhos, aproveitando os últimos dias de férias deles!!

Mas estou de volta, e morrendo de saudades de você!

Porque não foi para piscina, garota?

Melhor do que ficar rolando na cama, não acha?

Um monte de beijos nesse coração lindo e que tanto amo, demais!

Marcio RJ

Unknown disse...

Oi Vanessa, entendo sua frustração em relação a desfiguração que esse excesso de cortícoide provoca em nosso corpo!! Além dos estragos na personalidade pois é uma labilidade emocional terrivel, parecemos em constante montanha russa...
Infelizmente ou felizmente é ele que ainda nos mantém vivas e controlando uma doença (no meu caso agora a Insuficiencia Adrenal - no seu a doença auto-imune), eu também terei que tomar o Acetato de Cortisona para o resto da minha vida (assim como outros hormônios) e talvez apreender a conviver com essa minha nova "veste" (por mais que é dificil aceitar que eu não voltarei a ser que eu fui durante 24anos, pois a 2anos convivo com as deformidades da doença)!!
O que os médicos tem que sempre avaliar é o risco/beneficio do uso desse medicamento, pois os efeitos colaterais dele pode ser fatal, por isso nunca devemos interromper bruscamente o uso dele, a retirada de qualquer cortícoide deve ser feita gradualmente e com acompanhamento médico!!
Vanessa fico muito feliz por vc compartilhar sua vivência aqui no blog e fique á vontade sempre!!
Força... Eu entendo o que sentes!!
Estamos aqui para o que precisar!!
Beijos no seu coração...

Vinícius disse...

Meus parabéns pela luta, pelo exemplo, pelo incentivo, pelo blog que são seus braços oferecendo abraços a todos nós, condenados à liberdade. "Amar é servir"

Unknown disse...

Olá Vinicius... muito Obrigada pela força e carinho!!
Seja sempre Bem-vindo nesse cantinho!!!

Jane Lilian disse...

Olá!
Meu nome é Jane Lilian, tive esta doença..., em 2004 fiz a cirurgia da Hipófise..., na época cheguei a pesar 70 kg, logo após a cirurgia perdi peso chegando a 47..., tive que fazer uma super alimentação... e hoje peso 53 quilos. Demoraram para descobrir a minha doença..., meus alunos perguntavam se eu estava grávida..., outros falavam que eu tinha "barba"..., quando eu procurava os médicos e dizia que não comia nada e estava engordando com o ar que respirava..., não acreditavam em mim... Até que um dia eu fui num clínico geral, e ao entrar em seu consultório ele me pediu uma foto antiga, e com um simples olhar descobriu o que eu tinha, pediu os exames confirmando então que eu tinha Síndrome de Cushing. Mas graças a Deus estou curada, fiquei afastada de minhas funções durante dois anos. Deus é Maravilhoso, ouviu as minhas preces e veio ao meu socorro. louvado seja Deus.