Um Blog que visa informar, conscientizar e diminuir preconceitos frente á uma Rara Doença...
Minha caminhada pessoal contra um Tumor Cerebral localizado na Glândula Hipófise.
Uma Luta contra a Síndrome de Cushing!! Vencendo!!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sistema Endócrino

Principais glândulas endócrinas.

(Masculinas na esquerda, femininas na direita.)

1. Glândula pineal
2. Hipófise (pituitária)
3. Tireóide
4. Timo
5. Glândula suprarrenal (adrenal)
6. Pâncreas
7. Ovário
8. Testículo

Hoje eu gostaria de falar sobre o sistema endócrino, pois para se entender o que é a Síndrome de Cushing, ou o que significa ter um tumor hipofisário, ou qual é a importancia de se possuir ás adrenais, precisamos compreender o que é, e como funciona o NOSSO Sistema Endócrino...
Eu sei que esse é um assunto bem complicado, por isso eu tiro o chapéu aos médicos que escolhem essa especialidade da medicina, pois necessita ser sábio o bastante, porque nessa minha trajetória eu descobri que são os hormônios que nos regem a vida, pois sem eles nada adianta ter coração ou cerébro perfeitos...
Então por esses motivos a minha postagem vem apenas "clarificar" um pouquinho sobre esse sistema tão complexo... Irei resumir com um linguajar mais "popular" o que eu aprendi sobre esse sistema, durante a minha faculdade e durante a minha vivência com o adoecimento... Caso eu esteja errada em alguma coisa fiquem á vontade para corrigir...

Sistema Endócrino

Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios.


Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.

Alguns dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tiroide, as supra-renais, o pâncreas, e as gônadas (os ovários e os testículos).

Durante a gravidez, a placenta também atua como uma glândula endócrina além de suas outras funções. O hipotálamo secreta vários hormônios que estimulam a hipófise: alguns desencadeiam a liberação de hormônios hipofisários e outros a suprimem. Algumas vezes, a hipófise é denominada glândula mestra por controlar muitas funções de outras glândulas endócrinas. Alguns hormônios hipofisários produzem efeitos diretos, enquanto outros simplesmente controlam a velocidade com que outros órgãos endócrinos secretam seus hormônios.


A hipófise controla a velocidade de secreção de seus próprios hormônios através de um circuito de retroalimentação (feedback) no qual as concentrações séricas (sangüíneas) de outros hormônios endócrinos a estimulam a acelerar ou a alentecer sua função. Nem todas as glândulas endócrinas são controladas pela hipófise.


Algumas respondem de modo direto ou indireto às concentrações de substâncias presentes no sangue:


As células pancreáticas secretoras de insulina respondem à glicose e aos ácidos graxos.

As células paratireoídeas respondem ao cálcio e ao fosfato.

A medula adrenal (parte da glândula adrenal) responde à estimulação direta do sistema nervoso parassimpático.

Muitos órgãos secretam hormônios ou substâncias similares aos hormônios, mas, geralmente, eles não são considerados parte do sistema endócrino. Alguns desses órgãos produzem substâncias que atuam somente na área próxima de sua liberação, enquanto outros não secretam seus produtos na corrente sangüínea. Por exemplo, o cérebro produz muitos hormônios cujos efeitos são limitados basicamente ao sistema nervoso.


Os hormônios também controlam o volume de líquido e as concentrações de sal e de açúcar no sangue. Alguns hormônios afetam somente um ou dois órgãos, enquanto outros afetam todo o organismo. Por exemplo, o hormônio estimulante da tireóide é produzido na hipófise e afeta apenas a tireóide. Em contraste, o hormônio tireoidiano é produzido na tireóide, mas afeta células de todo o organismo. A insulina, produzida pelas células das ilhotas pancreáticas, afeta o metabolismo da glicose, das proteínas e das gorduras em todo o organismo.

Quando as glândulas endócrinas funcionam mal, as concentrações séricas dos hormônios podem tornar-se anormalmente altas ou baixas, alterando as funções orgânicas. Para controlar as funções endócrinas, a secreção de cada hormônio deve ser regulada dentro de limites precisos.




O organismo precisa detectar a cada momento a necessidade de uma maior ou menor quantidade de um determinado hormônio. O hipotálamo e a hipófise secretam seus hormônios quando detectam que a concentração sérica de um outro hormônio por eles controlado encontra-se muito alta ou muito baixa.

Os hormônios hipofisários então circulam na corrente sangüínea para estimular a atividade de suas glândulas alvo. Quando a concentração sérica do hormônio alvo é a adequada, o hipotálamo e a hipófise deixam de produzir hormônios, uma vez que eles detectam que não há mais necessidade de estimulação. Este sistema de retroalimentação regula todas as glândulas que se encontram sob controle hipofisário.

Principais HormôniosOnde é ProduzidoFunção

Aldosterona  -  Adrenais  -  Ajuda na regulação do equilíbrio do sal e da água através de sua retenção e da excreção do potássio

Hormônio antidiurético (vasopressina)Hipófise   -  Faz com que os rins retenham água e, juntamente com aldosterona, ajuda no controle da pressão arterial

Corticosteróide  (Cortisol) -   Adrenais   -   Produz efeitos disseminados por todo o organismo; em especial, tem uma ação antiinflamatória; mantém a concentração sérica de açúcar, a pressão arterial e a força muscular; auxilia no controle do equilíbrio do sal e da água

Corticotropina   -    Hipófise   -   Controla a produção e a secreção de hormônios do córtex adrenal

Eritropoietina   -   Rins   -   Estimula a produção de eritrócitos

Estrogênios   -   Ovários   -   Controla o desenvolvimento das características sexuais e do sistema reprodutivo femininos

Glucagon   -   Pâncreas  -   Aumenta a concentração sérica de açúcar

Hormônio do crescimento   -   Hipófise   -   Controla o crescimento e o desenvolvimento; promove a produção de proteínas

Insulina   -   Pâncreas   -   Reduz a concentração sérica de açúcar; afeta o metabolismo da glicose, das proteínas e das gorduras em todo corpo

Hormônio luteinizante e hormônio folículoestimulante   -   Hipófise   -   Controlam as funções reprodutoras, como a produção de espermatozóides e de sêmen, a maturação dos óvulos e os ciclos menstruais; controlam as características sexuais masculinas e femininas (p.ex., a distribuição dos pêlos, a formação dos músculos, a textura e a espessura da pele, a voz e, talvez, os traços da personalidade)

Ocitocina   -   Hipófise   -   Produz contração da musculatura uterina e dos condutos das glândulas mamárias

Paratormônio (hormônio paratireoídeo)   -   Paratireóides   -   Controla a formação óssea e a excreção do cálcio e do fósforo

Progesterona   -   Ovários   -   Prepara o revestimento do útero para a implantação de um ovo fertilizado e prepara as glândulas mamárias para a secreção de leite

Prolactina   -   Hipófise   -   Inicia e mantém a produção de leite das glândulas mamárias

Renina e angiotensina   -    Rins   -   Controlam a pressão arterial

Hormônio tireoidiano   -   Tireóide   -   Regula o crescimento, a maturação e a velocidade do metabolismo

Hormônio estimulante da tireóide   -   Hipófise   -   Estimula a produção e a secreção de hormônios pela tireóide



A espécie humana possui diversas glândulas endócrinas, algumas delas responsáveis pela produção de mais de um tipo de hormônio:


Hipotálamo
  Se localiza na base do encéfalo, sob uma região encefálica denominada tálamo. A função endócrina do hipotálamo está a cargo das células neurossecretoras, que são neurônios especializados na produção e na liberação de hormônios.


A figura abaixo mostra o hipotálamo (acima) e a hipófise (abaixo).
 

Hipófise (ou glândula Pituitária)


A hipófise é dividida em três partes, denominadas lobos anterior, posterior e intermédio, esse último pouco desenvolvido no homem. O lobo anterior (maior) é designado adeno-hipófise e o lobo posterior, neuro-hipófise.

Hormônios produzidos no lobo anterior da hipófise

Somatropina (GH) - Hormônio do crescimento.

Hormônio tireotrófico (TSH) - Estimula a glândula tireóide.

Hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) - Age sobre o córtex das glândulas supra-renais.

Hormônio folículo-estimulante (FSH) - Age sobre a maturação dos folículos ovarianos e dos espermatozóides.

Hormônio luteinizante (LH) - Estimulante das células intersticiais do ovário e do testículo; provoca a ovulação e formação do corpo amarelo.

Hormônio lactogênico (LTH) ou prolactina - Interfere no desenvolvimento das mamas, na mulher e na produção de leite.
Os hormônios designados pelas siglas FSH e LH podem ser reunidos sob a designação geral de gonadotrofinas.


Hormônios produzidos pelo lobo posterior da hipófise

Oxitocina - Age particularmente na musculatura lisa da parede do útero, facilitando, assim, a expulsão do feto e da placenta.

Hormônio antidiurético (ADH) ou vasopressina - Constitui-se em um mecanismo importante para a regulação do equilíbrio hídrico do organismo.

Tireóide




Situada na porção anterior do pescoço, a tireóide consta dos lobos direito, esquerdo e piramidal. Os lobos direito e esquerdo são unidos na linha mediana por uma porção estreitada - o istmo.

A tireóide é regulada pelo hormônio tireotrófico (TSH) da adeno-hipófise. Seus hormônios - tiroxina e triiodotironina - requerem iodo para sua elaboração.

Paratireóides

Constituídas geralmente por quatro massas celulares, as paratireóides medem, em média, cerca de 6 mm de altura por 3 a 4 mm de largura e apresentam o aspecto de discos ovais achatados. Localizam-se junto à tireóide.
Seu hormônio - o paratormônio - é necessário para o metabolismo do cálcio.

Supra-Renais ou Adrenais


Em cada glândula supra-renal há duas partes distintas; o córtex e a medula. Cada parte tem função diferente.

Os vários hormônios produzidos pelo córtex - as corticosteronas - controlam o metabolismo do sódio e do potássio e o aproveitamento dos açúcares, lipídios, sais e águas, entre outras funções.

A medula produz adrenalina (epinefrina) e noradrenalina (norepinefrina). Esses hormônios são importantes na ativação dos mecanismos de defesa do organismo diante de condições de emergência, tais como emoções fortes, "stress", choque entre outros; preparam o organismo para a fuga ou luta.


Hormônios produzidos pelas Ilhotas de Langerhans (no Pâncreas)




O pâncreas é uma glândula do sistema digestivo e endócrino de animais vertebrados. Ele é tanto exócrino (secretando suco pancreático, que contém enzimas digestivas) quanto endócrino (produzindo muitos hormônios importantes, como insulina, glucagon e somatostatina).


Ovários
 
                                            
 
Na puberdade, a adeno-hipófise passa a produzir quantidades crescentes do hormônio folículo-estimulante (FSH). Sob a ação do FSH, os folículos imaturos do ovário continuam seu desenvolvimento, o mesmo acontecendo com os óvulos neles contidos. O folículo em desenvolvimento secreta hormônios denominados estrógenos, responsáveis pelo aparecimento das características sexuais secundárias femininas.


Outro hormônio produzido pela adeno-hipófise - hormônio luteinizante (LH) - atua sobre o ovário, determinando o rompimento do folículo maduro, com a expulsão do óvulo (ovulação).

O corpo amarelo (corpo lúteo) continua a produzir estrógenos e inicia a produção de outro hormônio - a progesterona - que atuará sobre o útero, preparando-o para receber o embrião caso tenha ocorrido a fecundação.



Testículos
 
 
 
O testículo é a gônada sexual masculina produzindo as células de fecundação chamadas de espermatozóides (os gâmetas masculinos). Têm função de glândula produzindo hormônios masculinos. Sua função é homóloga a dos ovários das mulheres.



Pois é ainda teria muitoooo mais coisas para falar, mas como eu disse que eu faria um resumo e isso já está ficando extenso demais vou finalizando por aqui... Espero poder ter sido esclarecedor...
Acho que é muito importante sabermos como funciona nosso corpo, pois não somente o Sistema Endócrino como vários outros funcionam em nosso corpo, nos mantendo vivos e saudáveis, e enquanto eles não "piram" ou "pifam" não damos nenhum valor, em saber como podemos ajudar á manter-nos mais saudáveis!!
 
VAMOS CONHECÊ-LOS ANTES DE PERDÊ-LOS!!!!

2 comentários:

O Baú do Xekim disse...

Olá linda amiga. Boa tarde.

Muito útil e oportuna a tua explicação.

Como está indo a tua semana?

Beijinhos.

O Baú do Xekim disse...

Oi amiga.

Tou passando pra te desejar feliz sexta e tranquilo fim de semana.

Beijinhos.


PS: Te cuida. Viu!