Um Blog que visa informar, conscientizar e diminuir preconceitos frente á uma Rara Doença...
Minha caminhada pessoal contra um Tumor Cerebral localizado na Glândula Hipófise.
Uma Luta contra a Síndrome de Cushing!! Vencendo!!

domingo, 8 de agosto de 2010

Eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal

Eixo hipotálamo-hipófise-adrenal



ACTH é o principal hormônio que estimula a biossíntese dos glicocorticóides:

•peptídeo de 39 aminoácidos,


•sintetizado na hipófise anterior


•seu precursor a pró-opiomelanocortina (POMC) - a secreção dele é controlada pelo hormônio liberador da corticotrofina (CRH) e pela arginina-vasopressina (AVP). ritmo circadiano endógeno, estresse e retroalimentação negativa


INTERAÇÃO IMUNOENDOCRINA = As citocinas próinflamatorias (interleucina-1, interleucina-6 e fator de necrose tumoral alfa) também aumentam a secreção de ACTH por ação direta ou mediante aumento do efeito do CRH, evidenciando uma interação imunoendócrina.

Seus níveis são maiores ao acordar e declinam durante o dia, atingindo o nadir durante a noite.

Esse ritmo também depende do ciclo dia-noite e sono-vigília. O ACTH se liga ao receptor 2 da melanocortina, um receptor acoplado à proteína G, ocasionando estímulo da adenilciclase e aumento dos níveis intracelulares de monofosfato de adenosina cíclico.

Cronicamente, o ACTH ESTIMULA a esteroidogênese em função de aumento do transporte intercelular de colesterol mediado pela StAR (proteína de regulação aguda da esteroidogênese). A etapa limitante da esteroidogênese é o transporte do colesterol intracelular da membrana mitocondrial externa para a interna, principalmente pela proteína de regulação aguda da esteroidogênese (StAR, stemidogenic acure regulatory protein), mas também por receptores benzodiazepínico-símiles. Cronicamente (dentro de 24 a 26h de exposição), ele aumenta a síntese de todas as enzimas esteroidogênicas e da adrenodoxina (efeitos ao nível da transcrição gênica).

Ele também aumenta a síntese dos receptores de LDL e HDL e, possivelmente, também da 3-hidroxi-3-metilglutaril coenzima A redutase. enzima limitante na biossíntese do colesterol.

O ACTH também aumenta o peso adrenal, por induzir tanto hiperplasia como hipertrofia.

RETROALIMENTAÇÃO NEGATIVA: Os glicocorticóides inibem a transcrição do gene da POMC na hipófise anterior, a síntese do RNA mensageiro e a secreção hipotalâmica de CRH e AVP.

Esse efeito de retroalimentação negativa depende da dose, potência, meia-vida e duração da administração do glicocorticóide, tendo importantes consequências fisiológicas e diagnosticas.

ATENÇÃO !!!!! A supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal por doses farmacológicas de glicocorticóides pode persistir por muitos meses após a interrupção da terapia.

2 comentários:

O Baú do Xekim disse...

Olá GUERREIRA.

Obrigado pela tua visita ao meu blog.
Me preocupo muito com o ser humano, sim.
Olha! Votei no teu blog.

Continua te recuperando bem. Tá?

Beijinhos deste Portuga.

Markinhos disse...

Ola vim retribuir a visita!

E obrigado pelos elogios!
Vou seguir seu blog tbem, tem muita informações importantes nele!

Abraço!!!