Um Blog que visa informar, conscientizar e diminuir preconceitos frente á uma Rara Doença...
Minha caminhada pessoal contra um Tumor Cerebral localizado na Glândula Hipófise.
Uma Luta contra a Síndrome de Cushing!! Vencendo!!

sábado, 24 de dezembro de 2011

Festas sem Tristeza!! É Natal


Vocês querem entender por que a depressão é comum nesta época do ano?

Certa vez, durante o meu período de faculdade, eu já tinha lido sobre o aumento do número de suicídios perto das festas de final de ano, e alguns anos mais pra frente (hoje mais para trás), verifiquei isso na prática do meu exercício de profissão em ambiente hospitalar!! Comprovando assim que infelizmente essa é uma verdade!!

Mas o que leva muitas pessoas a se entristecerem no Natal?

Estou abordando esse assunto pois achei ele muito pertinente... Esses dias comprei uma revistinha (dessas de dicas para mulheres que ficam nas gôndolas de supermercados) e trazia um artigo justamente com esse tema. Hoje assistindo televisão, rodando pelos canais, encontrei um programa interativo que o apresentador tinha como enquete a questão da tristeza, solidão e melancolia nessa época do ano, onde as respostas eram se esses sentimentos aumentavam ou continuavam iguais nessas datas. A maioria das pessoas dizia sofrer dessa angústia e tristeza pré-festas, e ouvindo a opinião de tantas pessoas sobre esse assunto resolvi então escrever sobre isso.

Com a proximidade do Natal as pessoas tendem á ficar mais sensíveis (é lógico que sempre existem exceções), sentem o coração apertado, e as razões para isso podem ser muitas.

A comemoração do nascimento de Jesus é uma festa na qual, geralmente, a família se reúne, é um momento de carinho, de palavras confortantes, de perdoar, de se doar, e também por ser final de ano, de fazer balanços e planos para o futuro próximo. É lógico que esses sentimentos deveriam perdurar e se manifestarem durante todo o ano, mas, talvez seja justamente por nós nos esquecermos deles durante o ano inteiro, que nos sentimos de coração apertado nessa época ao ficarmos de frente com data de tamanho significado, que nos remete aos nossos déficits com a espiritualidade, com o nosso próximo e até mesmo conosco!!

Além disso, a rotina de preparação para essa data, exigida pelos rituais da sociedade, consomem tanto a gente, no sentido que tudo virá consumismo mesmo, que pode causar certa instabilidade emocional. Há um bombardeio da mídia de ofertas, ofertas de presentes, de produtos para a ceia, bebidas, viagens... Uma apelação para a inocência infantil... Que esses se esquecem de que comemoramos nessa data o nascimento de Jesus e não a chegada do Papai Noel!! Nas ruas uma correria frenética, cada um pensando egoisticamente, esquecendo os preceitos da data, uma ansiedade coletiva parece pairar como nuvens sobre os shoppings, centros de compras, supermercados e o trânsito, ahh o trânsito!!

Toda essa movimentação leva a uma série de emoções que influencia cada pessoa de uma maneira diferente. As pessoas mais frágeis tendem á perceber esse furor todo, podendo desenvolver um quadro depressivo, melancólico, uma tristeza sem motivo aparente... Já quem apresenta um perfil mais pessimista, olha para tudo isso com negativismo, com baixa de energia e não se sente capaz de reagir e fazer seus planos e projetos para o ano seguinte.

Também, essa é uma data que pode trazer muitas lembranças, algumas tristes, por perda de ente queridos, separações, doenças, etc. Sendo assim é normal ficarmos tristes por essas razões, mas, no Natal tudo isso é potencializado.

Perda, desesperança, solidão, frustração, nostalgia da infância, das comemorações que já não são mais as mesma, a distancia de pessoas queridas, a ausência, melancolia, desânimo, medo do que vem pela frente, angústia, remorso, culpa e vontade de chorar, são sempre sentimentos comuns á pessoas que apresentam esse quadro de tristeza e depressão frente ao Natal.

Isso acontece devido ao enorme volume de emoções evocadas e exacerbadas nesta época; as pessoas entram em contato com suas dores internas, que ficam mais afloradas.

E percebemos que não podemos fugir dela, ela fica ao lado, vai junto, independentemente para onde formos.
Já que ela não vai embora, o negócio é dar atenção para ela, ouvir o que ela tem a nos dizer...

E quem sabe de uma vez por todas, resolver as nossas pendências! Então como ficar longe da fossa??

Estes sentimentos são o caminho para dentro de nós, aquele caminho que tanto procuramos e muitas vezes não sabemos qual é a porta de entrada, e já que essa época do ano nos deixa propensos á tal, vamos aproveitar!

As emoções que nos incomodam são portas de entrada. Use as em seu benefício e não derrocada...

SILENCIAR é um instrumento poderoso para conter o turbilhão de pensamentos. (silenciar não é isolar-se).

Não julgar é outra forma de acessar o "espaço vazio" entre os pensamentos. Evite classificar tudo e todos, pois o burburinho mental interfere no diálogo interior.

Tenha expectativas realistas para si mesmo, sem exigir demais de si mesma, obrigando se a uma performance além da conta.

Respeite seus próprios limites e não cometa “auto- pressão”.

E o mais importante para vencer esses sentimentos, Não Se Isole!!  O Isolamento nesse caso pode exacerbar os sentimentos...

Outra dica que li em uma revista é sobre a essência de Olíbano, a Aromaterapia diz-se que este óleo essencial ajuda a romper vínculos com o passado e pode ser muito útil para pessoas que tendem a viver de acontecimentos passados, em detrimento de sua situação atual. 

Isso serve para mim também, na minha vida, não que eu seja uma pessoa triste, mas, eu sou sim uma pessoa muito nostálgica, apaixonada pelo passado, sou canceriana, e sempre me senti mais sensível nessa época do ano, festas de confraternização, coral, encerramentos, tudo isso me emociona e leva-me as lágrimas, e essa essência ajuda bastante (eu comprei ela em forma de incenso, mas acredito que o óleo seja mais efetivo). 

Tentem...

Porém após as confraternizações, o normal é vir uma fase mais calma e assim as pessoas se recompõe, porém, outras não conseguem deixar esse estado e o quadro pode permanecer e evoluir para uma depressão mais grave, por isso é muito importante que os familiares dessas pessoas e até ela própria, fiquem atento à oscilação de humor, choro sem motivo, problemas com o sono, alimentação, ansiedade excessiva entre outros sintomas presentes em quadros de depressão e instabilidade psíquica...

Mas amigos não vamos deixar de festejar o Natal, época tão bonita, de significado tão importante, vamos agradecer á Deus a oportunidade dos ensinamentos deixados por Jesus para nós, seus irmãos... Vamos dar valor ao que temos, nem demais e nem de menos, o valor merecido para cada coisa...

E o mais importante vamos fazer uma Prece, conversar com Deus é um ótimo presente e uma ótima maneira de vencer as angústias...



Eis a minha Prece de Natal!!

Deus, Senhor Jesus, Meus Anjos de Guarda!

Sou como todos.
Também tenho os meus pedidos especiais.
Mas não se preocupe!
Na verdade, tenho muito mais a agradecer, do que pedir.

Mas Natal não é Natal se a gente não reconhecer
tua Sabedoria pra refazer
todos aqueles pedidos de que tua Bondade já sabe que a gente precisa.

Olha, dá um jeitinho de acabar com todas as guerras.
Essa gente já brigou por tanta coisa!!!
Faz com que eles vejam a inutilidade de tanta disputa.

Também tem aqueles que não sabem amar e só odeiam.
Faz com que eles entendam que o nosso tempo é tão curto para
se desperdiçar com sentimentos menores.

Ah... tem também aqueles que me magoaram.
Faz com que eu me esqueça do que houve
e me dá luz e grandeza para eu aprender a perdoar.

Ainda tem aqueles que se encontram desesperados.
Dá-lhes conforto, um motivo de vida e mostra-lhes a maravilha
operada pela palavra Esperança.

Tem aqueles que já são meus amigos antigos.
Para esses eu peço o que sempre pedi:
Que eu possa sempre ser o que esperam de mim
e, se não o for, que possam entender meus limites.

Agora, tem os meus novos amigos.
Pará esses, o que eu peço é lindo e grandioso.
Que o milagre que fez a gente se encontrar
continue trazendo  belezas em nossas vidas.

Ah... e tem um pedido especial por quem eu quero pedir.
Minha Família querida, minha vida.
Dá um jeitinho deles nunca sumirem,
Já que não há como viver sem ter eles por perto.

Que eu possa esquecer as tristezas do ano passado
e, nesta prece, só te pedir alegria.
Faz com que eu possa acreditar que o mundo
pode ainda ser melhor,

E pra isso eu te peço...Fé.

Obrigado!

Obrigado meu Deus querido, pela vida.
Obrigada pelas oportunidades de crescimento.
Obrigada Anjos guardiões por nunca me desamparem, em nenhum momento
Obrigada Deus por tudo que fizeste por mim.

Obrigada pois nada me faltou.
Nem alimento, nem vestimenta, nem medicamentos, nem abrigo.
Não me faltou amor e nem carinho,

Não sofri nada do que eu não pudesse ter aguentado.
Pois não me faltou força!!
Sempre tive você amigo e meu irmão querido Jesus, a me dar sombra!!

Obrigada meu Deus, Obrigada amigos da Espiritualidade!!

Que Assim Seja!!

Amigos desejo á todos vocês um Natal cheio de amor, de paz, cercado daqueles que amam!!
Vocês são amigos muito queridos, e meu Feliz Natal é tão sincero quanto meu amor por vocês!!

Sei que deveria ter feito essa postagem antes, mas aproveito esse finalzinho da postagem para dizer-lhe sobre o resultado do Evento de Premiação do Top Blog!!
Fomos Top 1 (Olhem o selinho aí do lado...rs)... Fomos considerados Número 1 como Blog Pessoal de Saúde na categoria de Juri acadêmico como o melhor do Brasil!! Eita emoção!!! Quando subi no palco para discursar levei todos vocês junto comigo!! A vitória é nossa!!!



Certificado + Troféu

Obrigado amigos e um Feliz Natal pra todos!!!

22 comentários:

Esperança disse...

Amada irmã Karina,

Obrigada pelo carinho... Você sabe que tem carta branca para vir aqui quando quiser... Demorei para responde-lá pois Papai do Céu levou meu amado irmão no mês de novembro. Estamos todos chocados... Quero que faça um favor para mim, abrace e beije muito seus familiares neste Natal. É tenha muita força no seu imenso coração. Aprendi nestes últimos dolorosos meses que por mais que abraçamos e beijamos nossos amados familiares e amigos, quando eles partem sempre fica aquele vazio, aquele questionar, aquela pergunta: Fizemos muito pouco? abraçamos muito pouco? falamos EU TE AMO MUITO POUCO? Então corra e abrace todos os seus familiares e amigos queridos, fale eu te amo do seu coração até que eles se cansem de tanto chamego. O amor é o único elo entre nossas almas e a certeza de Deus dentro de nós.

Um feliz Natal de todo meu coração

obs: beijos na Cindy e parabéns pelo top

Cristina disse...

Karina, que lindo post, me encontrei em suas palavras. Assim como você sou também nostálgica, sinto saudades do que já passou e não volta, sinto muita falta dos meus que partiram, meus pais, minha filha, então acabo também ficando triste. Mas como você fala o silêncio e a oraçao nos ajuda e muito e gostei da dica do óleo, nunca tinha ouvido falar. Desejo à você e sua família um Natal repleto de harmonia e muita paz, que Jesus os cubram de muitas bençãos! " Tamo juntas" Um grande abraço!

Marina disse...

Amiga do meu coração! Que post mais lindo, amei tudo que você escreveu, você conseguiu traduzir meus pensamentos, conseguiu me animar num dia em que realmente fico tristinha, mas me mostrou o Natal com outros olhos, adorei! Te adoro muito! Um Feliz Natal para você e toda sua linda família! Muitos beijos!

Solange disse...

Olá Karina! Disse tudo, lindo seu post, emocionante, verdadeiro, lúcido...Olha! Parabéns pela premiação e parabéns a todas nós por sermos premiadas na vitória pela vida.
Beijos carinhosos da Sol

Virginia Melo disse...

Lindo!
me emociono toda vez que venho aqui.
escreveu tudo aquilo que penso, vc conseguiu trnsmitir tudo o que sentimos.
Parabéns,

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

O tema é pertinente realmente.
O texto está maravilhoso digno de um Top 1, você merece todas as dádivas.
Bjs.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

katia helen disse...

Sábias palavras Ká.
Parabéns de novo, amo vc!!

Tita.

Thais Campidelli de Freitas disse...

Concordo com você!!! Essa época do ano é um turbilhão de emoções. Emoções essas que ficam perdidas em meio ao corre-corre do dia-a-dia. Perdemos a noção do tempo, perdemos a noção de quão importante é demontrar isso tudo ao longo do ano, ao longo da vida, ao longo do nosso ciclo todo.

Desejo a você um feliz ano novo, e que a luz do menino Jesus ilumine este novo ciclo que vem por ai.

Um beijão

Tatá

Marina da Silva disse...

Karina,
Eu não sou "normal" porque A-DO-RO NATAL e tudo relacionado a Natal. Sinto-me super bem, tiro férias só para fuçar decoração de Natal, andar no meio do povo, carregar pacotes! Sinto que nesta época há uma onda de energia muito boa que toma conta de mim! Mesmo com os arranca-rabos e lava roupa suja de família que ocorre nestas festas...
Achei lindo seu post e vou dar um ctrl C numa parte para colocar no face. FELIZ 2012 E VOCÊ É REALMENTE TOP ONE!Bj. Marina mineira.

Anônimo disse...

Lindo Karina... Sem palavras...

Margarete disse...

Amiga querida, parabéns por esta premiação.. vc merece!
Q Deus te abençoe sempre.
Um grande beijo no seu coração.

Adriana disse...

Parabéns pelas lindas palavras em seu post! Passei aqui pra lhe desejar um 2012 cheio de paz e alegria!!! FELIZ 2012!!! BJS!!!

Tânia Regina disse...

Como está vc linda?Estive um tanto ausente...um beijo.
ps:li todo o texto..rs

Regina Rozenbaum disse...

Eiii Ká! Já estamos num novo ano que tenho certeza será construido a cada instante com muita saúde, harmonia e AMORRR! Chiquérrima a premiação e merecida. Desejo que ela seja um lembrete de que tens uma missão viu?! Mais um desejo meu nesse 2012: que possamos seguir juntas numa partilha amorosa e de fé sempre!
Beijuuss, estalados de novos, n.a.

Aprendacomanet disse...

Karina
Pasei para te ver e te deixo um SUPER ENORME ABRAÇO. Dizer que você está em minhas orações por melhoras Sempre!
Com carinho
Ivete

Evanir disse...

Já estamos em 2012 venho te deixar meu abraço .
Um texto muito importante que ajuda quem esta precisando de ajuda .
E vejo como você é especial para Deus e para quem faz parte da morada no seu coração.
Um lindo final de semana.
Um 2012 com seus sonhos realizados.
Beijos no coração.
Evanir

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Karina querido como vai você?
Passei aqui para deixar um beijo, e dizer que sinto a sua falta.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Ana disse...

Oi queridinha!!
Passei para saber de vc, como vai, se está tudo a correr bem... me conte sim?? Entretanto vou ler suas postagens...
Parabéns por esse prémio merecido...
Deixo-lhe um beijinho e um xi bem apertadinho

Tânia Regina disse...

como esta vc?beijo.

Victor Rodrigues Aragão disse...

Olá Karina, tudo bem? Sou um jovem escritor de Montes Claros - Minas Gerais e escrevo livros de autoajuda e romances. Li sua história de vida e achei muito interessante, a sua luta contra uma grande dificuldade. Queria poder entrar em contato com você pode e-mail e te ofereço um cantinho do meu próximo livro para deixar uma mensagem feita por você, destinada às pessoas que desejam a cura e lutam por um milagre, que é preciso acreditar, ter fé em Deus e jamais desistir do que almeja. Se interessar, mande-me QUANDO PUDER E SE PUDER, uma mensagem pro meu e-mail: victor-rodrigues-aragao@hotmail.com ou entre no meu site, lá tem todos os meus contatos. (WWW.VRA.UEUO.COM), grande abraço e felicidades à você e sua família!

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Saudade sua.
Bjs.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

jvianei disse...

Eiiiiiiii já tá na hora de postar mais alguma coisa aki pra gente ler!!! Estamos no aguardo!!!
Ah desculpa, parabens pela escolha do Top 10! Tá certo, demorei muito... minha vida tem sido tão corrida... não acredita? leia a página http://www.facebook.com/pages/Movimento-Pela-Conclus%C3%A3o-Hospital-Cepon-Fpolis/223763424374410
Forte abraço
JVianei