Um Blog que visa informar, conscientizar e diminuir preconceitos frente á uma Rara Doença...
Minha caminhada pessoal contra um Tumor Cerebral localizado na Glândula Hipófise.
Uma Luta contra a Síndrome de Cushing!! Vencendo!!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Sal e Hipertensão!

Olá meus Amigos!!! Que saudades Imensassss!! Como estão??

Como faz tempo que não posto e não quero vir aqui "enxovalhar" vocês de novidades nem sempre tão novas assim, rsrs... Resolvi falar sobre um assunto que não acomete somente pessoas que passam por doenças graves, ou raras, mas sim algo que todos estão suscetíveis e vulneráveis devido aos hábitos modernos dos Fast Food!! rs...

Hipertensão Arterial (Quando a pressão do sangue nas artérias vai além de 12/8, ela é considerada alta. Os médicos costumam chamar de hipertensão a pressão que ultrapassa esta marca.)

Bom...

Durante a atividade violenta da Síndrome de Cushing, sofri muito com a hipertensão. E assim a maioria dos pacientes portadores dessa Síndrome também acabam apresentando hipertensão, podendo ser leve, moderada e grave!! 

É claro que no caso da Síndrome de Cushing muitas vezes o uso de medicamentos para hipertensão é inevitável, pois há muitas outras causas que fazem a pressão arterial subir além da alimentação. 
Na época eu controlava á pressão com doses diárias e fracionadas de Captopril, auxiliada também com a dieta totalmente hiposódica, o que para mim era um terror ficar sem o sal (totalmente sem continua sendo..rs), ou com uma quantidade limitada do mesmo, mas hoje percebo que tudo é questão de se acostumar aos novos hábitos e fazer as substituições e escolhas corretas, podendo assim ajudar á minimizar alguns sintomas, e doses altas de medicamentos!!!

Lendo alguns artigos, e seguindo algumas orientações médicas e nutricionais, eu e toda minha família realizamos algumas substituições para evitar a quantidade exagerada do sal em nossa alimentação.
"Já que De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, a recomendação de sódio para um adulto saudável é de 2.400 miligramas por dia, o equivalente a 5 gramas de Sal ou uma colher de chá do alimento. Mas o cardápio diário do brasileiro costuma conter quase 12 gramas de sal por dia - mais que o dobro!" 
Então com base nas dicas e receitas das nutricionista + minhas impressões da vida e como à levo, confira as substituições do excesso de sal sem perder o sabor:

O Shoyu:

Hoje em dia todos nós (ou a grande maioria) adora uma comida Japonesa!! Eu então sou suspeita para falar, pois minha família tem um Restaurante Japonês, mas no nosso restaurante o Mombuka (localizado em Ribeirão Preto), já possuímos opções para substituir o shoyu, é lógico que muitas pessoas preferem o sabor original do Shoyu, pois ele é um dos molhos fundamentais na culinária Japonesa, mas 15 ml de shoyu tradicional, há 818 mg de sódio. Já a versão light apresenta uma redução de, pelo menos, 25% da quantidade desse nutriente. Além dessas duas opções, a tradicional e a light, no restaurante da minha família temos a opção de um molho com base de limão e gengibre!! Eu sou fã dessa opção de molho, fica refrescante e dá um excelente contraste com as fatias de sashimi! Vale á pena Experimentar!!

O macarrão instantâneo (3 minutinhos sagrados)

Você já reparam na quantidade de sódio que vem escrito das informações nutricionais das embalagens desses inocentes e deliciosos (rsrsrsrs...) macarrõezinhos??
Eu sei que são rápidos e funcionais, e não serei hipócrita de dizer que não os tenho na despensa de casa, mas é melhor evitar, pois conforme informações cada pacote contém quase 90% da quantidade recomendada de sódio durante um dia todo!!
Portanto você pode diminuir a quantidade de sódio, utilizando somente o macarrão da embalagem, dispensando o "pózinho". (Hoje existem macarrão instantâneo Integral)
Eu gosto muito de cozinhar, mas se você não gosta, pensa que... Ahh pensa que irá fazer bem para tua saúde, :) 
Uma dica é você  temperar  usando Azeite, pimentão, cebola, brócolis (cozido, ou qualquer outro legume) e misturar ao macarrão em uma frigideira!! Você pode usar a criatividade, ou até mesmo o que tiver em casa e na geladeira naquele momento!!! Bater tomates com cebola e manjericão no liquidificador também é uma ótima opção de molho!!

Use temperos naturais na salada

Salada sem tempero não dá né?? Mas temos uma infinidade de temperos naturais que podemos utilizar, evitando aqueles molhos com cores lindas, e aparência apetitosa nas prateleiras dos supermercados, mas lotados de sódio.
Aqui em casa, utilizamos muito limão e ervas frescas, pois temos o privilegio de ter árvores frutíferas (como o meu amado limoeiro) e algumas ervas frescas, como alecrim, cheiro verde (salsinha e cebolinha), alho poró, manjericão e hortelã; mas você nem precisa ter um canteiro para plantar essas ervas, basta um floreira  em uma sacada!!
Essas opções acrescentam nutrientes ao prato e contam com um aroma de dar água na boca.
Podem ser usados também vinagres, como o de maçã, azeite, e é lógico que se pode colocar sal também.
Aqui em casa estamos estamos usando o sal Light da Cisne que além de ter o teor de sódio reduzido em 50% ele contém maiores quantidades de potássio e demais minerais!!!


Fique de olho nos Embutidos

Embutidos e defumados como o peito de peru, o presunto, o salame e a mortadela, apesar de deliciosos recheios de lanche ou em uma tábua de frios (hummmm), escondem dentro de si enormes quantidades de sódio, a salsicha então nem se fala, um crime em calorias e sódio (porém não significa nunca mais comer um cachorro quente!! heim?? Ser feliz também é bom!! rs) . 

Mas se você gosta de comer lanches sempre que possível, então você pode preferir algumas vezes rechear o seu lanche com queijo branco, frango desfiado, ovos cozidos, e muitos legumes e verduras, como alface, espinafre, rúcula, tomate, beterraba, cenoura, pepino entre outros que lhe agradem o paladar. Alguns pães de forma também costumam trazer uma grande quantidade de sódio, uma outra coisa que mudamos aqui em casa quando resolvemos fazer um lanche é que usamos as famosa massinhas de wrap light da pulmman!! Uma deliciaa!!!


Evite a sessão de Congelados 

Lasanhas, tortas, empanados, pizzas, tudo pronto e fácil, abriu colocou no microondas ou forno, está pronto!! Mas porque será que essas bandejinhas tão irresistíveis são tão criminosas assim?? Simples pois para serem congeladas e conservadas por tanto tempo necessitam de que?? O que é que conserva?? O que Oque?? rsrsrs... SAL!!! 
É lógico que cozinhar leva tempo, e que as vezes um congelado salva o almoço, a janta e até a pátria, porém o que não pode é se tornarem algo de todo dia!!!
Na alimentação diária não há nada melhor do que uma comidinha caseira, feita com temperos frescos, aquele trivial, o arroz refogado no alho e cebola, feijão, uma deliciosa fatia de salmão grelhada, frango e até mesmo a tão condenada carne vermelha (do qual eu pessoalmente não sei viver sem!! rs). Mas vou deixar aqui uma receitinha maravilhosa e que quebra a rotina do arroz feijão, receita da Nutricionista Andrea Catalani.

http://www.minhavida.com.br
Lasanha de Beringela

Ingredientes
3 berinjelas médias
1 cenoura média
6 tomates pequenos
170g de vagem

2 colheres (chá) de sal

4 dentes pequenos de alho
1 cebola pequena
1 colher (sopa) de óleo
450g de carne moída
1 xícara (chá) de água


Modo de preparo
Higienize a berinjela, a cenoura, o tomate e a vagem. Reserve. Retire o cabo das berinjelas. Corte as berinjelas em fatias finas, no sentido do comprimento e deixe de molho em uma bacia com água - suficiente para que fiquem imersas - e 1 colher de chá de sal, por cerca de 5 minutos.
Escorra e leve para dourar em uma frigideira antiaderente (não é necessário adicionar óleo na frigideira). Reserve. Corte a cenoura e a vagem em cubos pequenos e reserve. Descasque o alho e a cebola e pique. Reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola. Acrescente a carne moída e o restante do sal e deixe dourar. Junte a cenoura e a vagem e refogue.

Bata os tomates no liquidificador com 1 xícara de água e adicione na panela, juntamente com os legumes e a carne moída e deixe ferver, até que os legumes fiquem macios. Para fazer a montagem da lasanha, coloque em um refratário, uma camada de berinjela, uma camada do molho de carne com legumes. Repita esse processo até completar o refratário. Leve para gratinar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos.


Modere nos Refrigerante (Ai meu Deus!!!!)

Como assim?? Sal nos refrigerantes??
Pois é amigos o mundo é sim cruel!! rsrs... 
E o pior é que não é pouco não!! 
E dessa vez não adianta partir paras as versões light e diet, pois essas contém os maiores valores de sódio!! 
Em um copo de refrigente é possível encontrar até 35mg de sódio!! Ui!!! Portanto sempre que for possível substitua os refris por sucos de frutas naturais, ou água!!!!
Além de conter menos sódio o nível de açúcar também é reduzido para os  sucos e zerado no caso da água!! :)




Faça á sua Sopa!

Aiii as sopinhas de saquinho!! Vono, Quick, Meu Instante, Sopão!!! kkkkk!!! Quem é que não tem em casa?? Não serei hipócrita novamente de dizer que não tenho em minha despensa!! Mas é como os congelados quanto mais puder evitar, sua pressão arterial agradece!! 
Os caldos prontos também são riquíssimos em sódio, devendo ser substituídos pelos caseiros!!
Aqui em casa eu, mamãe e minha irmã, somos fissuradas em sopa!!! E minha mãe que é uma cozinheira de mão cheia tem receitas maravilhosas!!!
Entre elas nossas favoritas são a de Minestrone e a Sopa Russa!!! Hummmm...
Como a Minestrone cada um tem um jeito de fazer vou colocar a receitinha de Sopa Russa para vocês:

Sopa Russa

Ingredientes
1 cebola média 
1 repolho pequeno cortado bem fino
4 beterraba grande
1 cebola média cortada em rodelas
1 colher (sopa) de óleo de Canola
1 xícara (chá) de creme de leite
1 colher (sopa) de suco de limão
Sal e alho a gosto

Modo de preparo
Em uma tigela, coloque o creme de leite e o limão.
Misture bem para que o creme de leite fique azedo.
Em uma panela de pressão, cozinhe á cebola e as beterrabas, após o termino do cozimento bata no 
liquidificador. (não necessita triturar demais)
Pique o repolho e reserve.
Em uma panela, frite a cebola e o alho no óleo, acrescente o repolho refogando um 
pouco e em seguida as beterrabas batidas, deixe em fervura até o repolho ficar "molinho"
Tempere com sal
Misture bem e finalize com o creme de leite azedo.
Sirva a seguir.


É isso!! Simples e ao Mesmo tempo Complicado... rsrs...

Amigos, faz tempo que não posto no Blog, mas nunca me esqueço desse cantinho, e como aqui em casa 
depois do meu adoecimento mudamos muito os hábitos alimentares, (Somos á família do Integral...rs), resolvi 
dividir com vocês essas mudanças!!

É claro que sempre haverão exceções e elas também são saudáveis, acredito que nada nessa vida deva ser 
levada á ferro e fogo, cada um deve encontrar o seu equilíbrio!!!
O que pode ser substituído substitui, o que não pode não pode, se pode substituir hoje legal, senão pode 
tudo bem, sem culpas!!!

E é isso aí!! 
Beijinhos para todos!!! E até Breve!!


5 comentários:

ALESSANDRA SHALOM disse...

ADOREI !!!!!!!!!!!!!BOA SORTE NESSA ESCOLHA MARAVILHOSA BEIJOKITAS AMADA

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Karina, mas um post dedicado/caprichado feito com o seu carinho e respeito de sempre aos seus seguidores.
Já te disse nesses dois anos, inúmeras vezes que você e LINDA e repito. LINDA E GENTE D+.
Saudades de você.
Beijos
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Solange disse...

Oláaaaaaaaa Karina!
Muito bom ter você aqui de volta minha linda!
Beijos com saudades
Sol

Lety disse...

nossa, quanta coisa eu não sabia!
adorei a ideia de substituir o shoyo pelo molho de gengibre, vou tentar.
a receita de lasanha de beringela tb (nossa, deu fome)
obrigada por postar, Karina

Marina disse...

Ameeeeeeeeeeeei vc ter voltado a escrever!!! E como vc é uma fofa master plue mega power, se preocupando com os outros... ai ai ai... Te amo!!!!! Muito!!!!