Um Blog que visa informar, conscientizar e diminuir preconceitos frente á uma Rara Doença...
Minha caminhada pessoal contra um Tumor Cerebral localizado na Glândula Hipófise.
Uma Luta contra a Síndrome de Cushing!! Vencendo!!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Remédios Vencidos!!

Peço licença á todos para postar um texto de autoria de meu amigo blogueiro e guerreiro Edson Leite (texto publicado também em seu Blog no dia 01/02/11), acredito que ele levantou um tema muito importante e que abrange á todos que utilizam medicamentos e que pensam no meio ambiente... Por isso pedi sua autorização para republicar aqui em meu blog ampliando assim a quantidade de leitura e conscientização sobre um tema muito importante!!


Remédios vencidos


"O que devemos fazer com os medicamentos que sobram e que acabam vencendo nas nossas casas? Sabemos que o descarte não pode ser feito de qualquer jeito, nem pensar em colocar no vaso sanitário, tampouco no lixo comum...
É uma questão que tenho levantado com o Gerente da Vigilância Sanitária do nosso município (meu amigo mora em João Pessoa-PB, porém é um assunto que envolve qualquer munícipio).
Sabemos que a legislação vigente não atribui obrigatoriedade a órgãos públicos ou mesmo às farmácias - a quem, ao meu entender, deve arcar com o custo do descarte de forma correta, sem agredir o meio ambiente.
Existem diversas empresas que trabalham com o tratamento de resíduos ou simplesmente a incineração, no casos de medicamentos e de outros itens que não podem ser jogados ao relento por causar sérios danos ao meio ambiente. Assim como a indústria de pilhas e de baterias estão tendo a obrigação de manter postos de coleta desses produtos em desuso, é mister que cada município trate desse assunto, em consonância com o Ministério da Saúde e com órgãos do Meio Ambiente, com o intuito de conscientizar as pessoas da necessidade de cuidar do nosso planeta, já bastante castigado.
Devemos lembrar que de grão em grão a galinha enche o papo... nessa mesma linha de raciocínio, de comprimido em comprimido, de gota em gota, que jogamos ao relento, acabará um dia saturando o planeta Terra de tudo que não presta. Assim como estar ocorrendo com o lixo que entope galeria - provocando as grandes enchentes nos centros urbanos. Depois não adianta ficar chorando as perdas materiais e até mesmo lamentando a perda de parentes e amigos. Tudo é uma questão de educação ou da falta dela!
Façamos nós, cada um, o que estiver ao nosso alcanse para a preservação da vida e da saúde coletiva, assim como cuidamos da nossa própria saúde, procurando o prolongamento do nosso tempo.
Na sua cidade, provoque a discussão do assunto com o vereador que você ajudou a se eleger, seja pessoalmente, por e-mail ou simplesmente leve para a roda de amigos, quem sabe estaremos fazendo história, não é mesmo?! Fique com Deus."  -  Edson Leite.

Há tempos atrás eu postei sobre a doação de medicamentos que ainda não venceram e que poderão ser usados por outras pessoas com menores condições de compra!! Vamos lutar por essas duas causas e fazer nossa parte em nossa sociedade...
Até porque eu tenho outra preocupação, além do mal ao meio ambiente, que esses medicamentos também podem fazer, é uma infeliz realidade, mas muitas são as pessoas que vivem dos lixos e podem ao achar essas medicações fazer mal uso delas, que estão sendo descartadas sem qualquer cuidado!! Podem cair nas mãos de crianças, pessoas leigas, que não entendem o risco, ou até mesmo mal intencionadas!! Podendo causar danos muito sérios!!
Fica a reflexão e missão para cada um de vocês!!

Beijos e Uma Boa Noite de Sono á todos!!

PS: Amanhã tenho perícia no INSS... (vamos ver o resultado do laudo médico)!!

7 comentários:

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Ótimo post, quanto maior alcance desse tipo de informação melhor.
Minha mãe, costuma levar o que chamamos de descarte, para a Farmácia do Hospital das Clínicas em SP, local onde ela retira seu medicamento, e suas amigas de HC, também fazem o mesmo.
É muito importante esse trabalho de formiguinha, para um bem maior.
Sabe vou procurar saber se aqui em Caraguatatuba existe algum local de coleta.
Bjs.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Edson Leite disse...

Karina, obrigado por estar dando eco a esta tema que vem causando preocupação das mais variadas, como tão bem você acrescentou a nossa postagem.
Sempre que quiser se valer de algo que tenhamos postado pode ficar a vontade, fico muito gratificado. Um beijão do amigo,

Anônimo disse...

Karina.

Muito interessante, eu até já li sobre esse assunto, mas nunca parei para refletir.
Seu blog tem um pouco de tudo, e isso é maravilhoso de se ver.
A cada dia você escreve algo novo,com assuntos atuais e de grande ajuda a muitas pessoas e que servem principalmente para que as pessoas pensem no futuro.
Você nos convida a uma reflexão do que somos, do que temos, fazemos e do que queremos ter futuramente, nos leva a refletir sobre nossas atitudes, a nos preocupar com o futuro das pessoas, do nosso planeta.
A cada dia eu te admiro muito mais e certamente esse blog deve continuar.
Você foi e está sendo de grande ajuda para mim.
Parabéns por toda sua iniciativa, obrigada por ser tão generosa e tente não deixar que pessoas invejosas, mal intencionadas, maldosas, a deixem sem vontade de continuar com esse serviço tão importante para seus amigos que te querem tanto bem.
Bjs e saúde.
Jacira

Unknown disse...

Oi minha amiga Jacira, estava sentindo sua falta, apesar de saber que vc está sempre por perto.. É muito bom ter sua presença materializada!! rsrs...
Minha amiga generosos são vcs que acompanham minha trajetória e dividem a de vcs comigo!!
Muito Obrigada por existerem!!
Muito Obrigada por ser minha amiga!! E me compreender tão bem sempre!!
Beijos cheio de carinho...

Marisa B R Calandrim disse...

Blog de cara nova, ficou muito bonito e muito importante o post.
Beijos

Duendes disse...

Ola Karina achei seu blog por acaso ...mas acho que vc faz bem em escrever.... tentar ajudar as pessoas dando mais esclarecimentos sobre essa doença .Eu fico feliz que vc nao desita e nao de ouvidos a essas pessoas que so pensam o mal infelismente existem muitas....Va em frente voce tem os seus propositos e isso oque importa .E qdo quiser se divertir um pouquinho si distrair venha conhecer o meu blog e as minhas criaçoes....nao sei si vc vai gostar mas so vendo pra saber nao é?Bom domingo querida e boa sorte em tudo.beijos.
(terradeduendes.blogspot.com)

O Baú do Xekim disse...

Oi miguxa, boa tarde.

Feliz domingo e súper feliz semana.

Beijinhos.


PS: Quem disse que sumia?