Um Blog que visa informar, conscientizar e diminuir preconceitos frente á uma Rara Doença...
Minha caminhada pessoal contra um Tumor Cerebral localizado na Glândula Hipófise.
Uma Luta contra a Síndrome de Cushing!! Vencendo!!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Infertilidade Feminina...


Infertilidade como Consequência...

Meus amigos esse é um Tema muito difícil do qual venho abordar nesse momento, porém muito importante, estava esperando as coisas estarem um pouco melhor "digeridas" dentro de mim, para poder publicar essa postagem ...

Um dos primeiros sintomas que tive quando vim a desenvolver a Síndrome de Cushing foi as irregularidades no ciclo menstrual... Durante muito tempo fiquei sem ciclar (ausência de menstruação), e com essa ausência desenvolvi sintomas de quem está no período da menopausa...
O esperado era que após as cirurgias eu voltasse a apresentar um ciclo menstrual normal novamente, porém não foi isso que aconteceu... Já se faz mais de um ano que meu ciclo menstrual não se apresenta... Em dezembro fiz coleta de alguns exames hormonais (como o LH e FSH) e em janeiro iniciei uma reposição hormonal com um medicamento chamado Cicloprimogyna (o duro é que já estou na segunda pausa e até agora nada de ciclar), e no dia 02 de Fevereiro a médica checou meus exames de LH e FSH e ambos vieram baixos, o que confirmou que não estou ovulando... 
Comprovando então uma Infertilidade!!
Assim... Meu mundo caiu!!
Eu que sempre sonhei com a maternidade, que sempre imaginei minha barriga crescendo (por um bom motivo, como a gravidez e não o cushing), que sempre pensei em ter dois, três filhos.. Eu que sempre fui tão maternal, e paciente com crianças... Sempre disse para minha mãe que eu podia até mesmo não ter o casamento em minha vida (caso não esteja na minha programação divina), mas que eu jamais deixaria de experimentar a alegria e o amor de ser mãe!!
Imaginem então como foi receber essa notícia, aos 26 anos, com tantos planos futuros... Foi arrasador, frustrante demais... Chorei muito... Sofri muito... Mas me reergui!! E decidi, não vou aceitar essa condição... Posso crer e aceitar todas as demais sequelas que o adoecimento me trouxe, mas não essa!!
Tenho certeza que Deus sabe o tanto de amor que eu tenho dentro de mim e o quanto eu posso oferecer ao receber em meu ventre um de seus filhos... Portanto vou entregar essa minha mais nova condição nas mãos Dele e acreditar em um milagre e que o melhor irá acontecer quando for o meu momento!!
Pelo que eu entendi, o que acontece comigo é que me falta os hormônios sexuais que realizam o processo de ovulação, então na realidade meus ovários e útero são normais e saudáveis, o problema está em alguma lesão na hipófise... E hoje eu estava pensando em uma hipótese: Será que essa minha infertilidade é uma sequela da cirurgia hipófisaria, como disse a médica, ou se pode ser culpa do tumor que ainda me restou na hipófise? Me resta essa dúvida para próxima consulta!!!
Bom eu acredito muito em Deus e em toda a programação divina que foi feita para a minha existência, assim como acredito na evolução da ciência e também não rejeito a possibilidade de uma futura adoção caso a Infertilidade seja realmente algo irreversível....
Já pesquisei também e encontrei uma possibilidade no Processo de Fertilização que permite a doação de ovulos de outras mulheres que tenham um parentesco comigo, como minha mãe e irmã... Portanto apesar de ter sido uma notícia muito triste, sempre existe solução para as coisas, e nada melhor do que pesquisar essas soluções, se informar, racionalizar, elaborar os sentimentos e tocar para frente... Mas isso para mim né...!! Tem pessoas que acham melhor não se informar de nada... Mas eu, felizmente ou infelizmente, sou uma pessoa que vive o presente, mas que nunca deixou de planejar, pensar sobre o que será o meu futuro, posso até sofrer um pouco mais que as demais pessoas que vivem somente o presente, mas essa sou eu realista, mas sonhadora, preocupada, mas otimista, que planeja, mas que também plasma aquilo que deseja e idealiza para o meu futuro!!

Essa sou eu!! Portanto como sempre, vou postar um texto do qual pesquisei sobre Infertilidade Feminina:

Infertilidade feminina:



Problemas com a ovulação são a causa mais comum de infertilidade feminina. Sem a ovulação os ovos não estarão disponíveis para a fertilização. Sinais de problemas com a ovulação incluem ciclos menstruais irregulares ou falta de menstruação. Simples fatores de estilo de vida - incluindo estresse, dieta ou treinamento esportivo - podem afetar o equilíbrio hormonal da mulher. Mais raramente o desequilíbrio hormonal pode ser causado por condição médica grave, como o tumor na glândula pituitária que pode ocasionar problemas na ovulação.
Idade é um fator importante na infertilidade feminina. A capacidade do ovário produzir ovos declina com a idade, especialmente depois dos 35 anos. Em torno de 1/3 dos casais onde a mulher tem mais de 35 anos experimenta problemas de fertilidade. Quando a mulher atinge a menopausa ela não mais poderá produzir ovos ou ficar grávida.
Outros problemas também podem causar a infertilidade feminina. Se os tubos de falópio estão bloqueados o ovo não pode viajar até o útero. Tubos bloqueados podem ser resultado de doença inflamatória na pélvis, endometriose ou cirurgia de uma gravidez ectópica.


Exames para Descobrir Infertilidade:

Entre os exames, os mais requisitados são as dosagens hormonais (FSH, LH, Testosterona, TSH, T4, T3 e Prolactina). E dentre os adicionais estão o ultra-som, o exame cariótipo (de sangue) e demais exames Hormonais... 

Bem por Hoje é só... Uma ótima Semana á Todos!!

PS: Sobre o Laudo do Perito do INSS, infelizmente o médico não me autorizou voltar á trabalhar!! Ao questionar o médico o mesmo disse que pela sua avaliação médica ainda não possuo estrutura óssea e massa muscular o suficiente para me manter de pé por 12hrs, além do mais minha pressão arterial no momento da consulta estava 16X11, o que motivou ele á dizer que não se sentia seguro para me liberar para o trabalho!! Ele acrescentou, após meu protesto, que não via nenhuma grande evolução no meu quadro frente as demais pericias!! Fiquei muito chateada e triste com as palavras dele... Pois agendei essa perícia com a certeza de que estaria apta a voltar ao meu trabalho, porém... Ele disse ainda ser arriscado... Mas não vou deixar mais isso me desmotivar... Enquanto isso continuo com meus trabalhos de caridade, pois cabeça funcionando ajuda a manter o corpo saudável!!

Beijosss á Todos...

19 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite.
Karina, te enviei um email antes de ler essa sua postagem.
Mas gostaria de completar...
Eu também depois da cirurgia da hipófise deixei de ciclar, como sou casada e não tinha filhos a minha médica disse que após 3 anos se os meus hormônios estivessem estabilizados poderia tentar uma inseminação artificial. Depois dos 3 anos de cirurgia da hipófise, fiz uma cirurgia de endometriose e tentei 2 inseminações, que não deram certo. Tudo foi muito traumático!!! Mas Deus me abençoou com um filho adotivo lindo, e posso te dizer com toda a certeza que pra sermos mães, não precisamos gerar no ventre uma vida, ela nasce da nossa alma e do nosso coração.
Lembre-se: somos escolhidas e temos que ter a paciencia de esperar o tempo de Deus.
Bjs.
Val.

Duendes disse...

Ola querida,
voltei para responder as tuas perguntas e dizer que fico feliz que tenhas gostado dos meus duendes....Sim sou eu que faço todos,mas eles nao sao de espuma.Sao esculpidos no tecido ,sao de pano ok.Ficamos seus seguidores tbem pra acompanharmos os seus progressos nesta tua grande luta!!!Eu ano passado fui operada de cancer na tiroide sei como é dificil lutar pela saude ,pela vida mas olha vale a pena a vida é um dom de Deus nao é?Somos com voce!!! e agora voce sabe que quando quiser nos visitar te esperamos la na Terra ok.Beijos com muito carinho dos seus novos amigos
Duendes.

Geni Luzzim Mota disse...

Karina, sei que é difícil, mas não se preocupe com estas questões agora.

Você está se recuperando e o corpo ainda não voltou ao normal.

Tudo tem o seu tempo. Se for a vontade de Deus que vc engravide no futuro, vc vai engravidar. Mantenha a fé, a calma e a tranquilidade e fique focada na sua recuperação.

Muitas maravilhas ainda vão acontecer na sua vida.

Anônimo disse...

O seu blog é show! E obrigada por ter gostado do meu! Também vou passar a seguir o seu blog e ainda hoje farei um post sobre ele se vc permitir.

E pode seguir o meu à vontade :) Assim mais pessoas podem ver o quanto é possível ser diferente nesta sociedade e ser FELIZ!

Um beijão
Pati

Anônimo disse...

O seu blog é show! E obrigada por ter gostado do meu! Também vou passar a seguir o seu blog e ainda hoje farei um post sobre ele se vc permitir.

E pode seguir o meu à vontade :) Assim mais pessoas podem ver o quanto é possível ser diferente nesta sociedade e ser FELIZ!

Um beijão
Pati

Anônimo disse...

O seu blog é show! E obrigada por ter gostado do meu! Também vou passar a seguir o seu blog e ainda hoje farei um post sobre ele se vc permitir.

E pode seguir o meu à vontade :) Assim mais pessoas podem ver o quanto é possível ser diferente nesta sociedade e ser FELIZ!

Um beijão
Pati

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Karina.
Eu particularmente não acredito em situações definitivas.
Tudo está em movimento.
Ciência, Pesquisas, e principalmente plano de Deus.
Para ele não existe perícia.
Confie sempre.
Existe muito amor armazenado nesse coração.
E muita força de trabalho também.
Na hora certa no nomento certo.
As coisas irão acontecer.
bjs.

wilma
www.cancerdemamamulherdpeito@blogspot.com

Lilian disse...

O que combina mais com uma gostosa limonada do que uma roda de amigos? Seja bem vinda Karina,ao nosso blog, ainda que a doença é que tenha nos aproximado, será a empatia e a amizade que fará perpetuar esse encontro.Eu e Bi ja somos mães, e podemos imaginar a angustia de não poder ser. A adoção é um ato de amor e podemos ser tão pais, como se tivessemos gerados, mas entendemos que o caso não é esse, não é a sua capacidade de amar, mas sim o sentimento de falencia, de não poder gerar o filho sonhado. Não é facil receber esta noticia, mas o melhor tu fizestes, não se deu por vencida, que seria a coisa mais facil a fazer, aceitar e chorar. Você preferiu o melhor, preferiu crer no poder de Nosso Deus, e não está em mãos melhores.Relaxa, se cuida e deixa Deus no comando. Beijos
http://dosnossoslimoes.blogspot.com

Cristina disse...

Karina
Vim retribuir sua visita a meu blog e agradecer suas palavras de carinho. Quero te dizer que para Deus nada é impossível, não é fácil lidar com o inusitado, mas Ele tudo pode, tudo vê e te dará forças para continuar essa jornada. Que Ele Nosso Pai celestial lhe abençoe muito e te dê muita paz e saúde! Vou seguir seu blog, afinal estamos juntas nessa luta pela vida! Um abraço carinhoso!

Edson Leite disse...

Karina, minha amiga.
Não sofra por antecipação, mas se pensar na possibilidade de sucesso na reversão da infertilidade lhe faz bem, então vá em frente e busque tudo que estiver disponível para que venha a conseguir o seu intento. Bem sei da importância que muitas mulheres dar ao fato de poderem ser mães. Com certeza, vc será sim uma ótima mãe, uma maezona de verdade. De ciclos menstruais pouco entendo, por isso não posso acrescentar mais nada! Bjs

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jú Carelli disse...

Karina...
Sei bem o que está sentindo querida!! Será que você leu no meu blog... também realizei uma postagem contando sobre a dor de descobrir que não poderei gerar um filho... Sei que posso ser mãe de outras maneiras, mas ainda vivo um "luto" de como você bem disse não sentir a barriga crescer, mexer, amamentar... entre outros...
Contudo, acredito nos propósitos de Deus para a nossa vida...
Entregue-se nas mãos no Senhor e acredite, pois Ele nos dará sempre o melhor...
Fique em paz!!!
Beijos carinhosos

Jú Carelli disse...

Karina...
Sei bem o que está sentindo querida!! Será que você leu no meu blog... também realizei uma postagem contando sobre a dor de descobrir que não poderei gerar um filho... Sei que posso ser mãe de outras maneiras, mas ainda vivo um "luto" de como você bem disse não sentir a barriga crescer, mexer, amamentar... entre outros...
Contudo, acredito nos propósitos de Deus para a nossa vida...
Entregue-se nas mãos no Senhor e acredite, pois Ele nos dará sempre o melhor...
Fique em paz!!!
Beijos carinhosos

(Guerreira que luta com energia). disse...

Querida: O que dizer de alguém cuja natureza tão especial resolveu ser "lenda"? O que dizer de alguém que aos 26 anos Deus viu força e capacidade não somente para ter fé, mas para ajudar a outras com a vontade de vencer e de ser feliz? O que dizer de alguém que entendeu que dificuldades aparentemente intransponíveis na nossa história são "vírgulas", e não "pontos finais"? A única coisa que posso lhe dizer é: VOCÊ É SINGULAR!!! VOCÊ É MARAVILHOSA!!! PARABÉNS!!!
Estás convocada como guerreira que és a visitar o meu blog e a ser uma dos meus quase "1 milhão de amigos".


Beijos,

Matilde (Tuca)

Unknown disse...

Karina,

em Janeiro, estivemos eu, Carolina e seu marido em SP, com o neuroendocrino (Dr. Malebranche), que tb é do HC. Ela foi tratar especificamente dessa questão. Como seu gh é muito baixo, para ela engravidar e sustentar, primeiro tem que tomar gh(caríssimo)(hormonio de crescimento) e tem que ser bem acompanhado, tem que tomar o glifage xr500 1 cp 2 a 3 x ao dia. E, abaixar os níveis de prolactina... então...daí, aguardar e ver como o corpo vai reagir...; vc sabe, somos católicos praticantes, e se depois dessa tentativa nada acontecer, acredito que ela vá adotar um ou + bebes, pq as outras alternativas não são condizentes com nossa religião, como as escolhemos, e somos muitos felizes assim, fieís, vamos deixar Deus conduzir. Achei muito importante a sua postagem, como sempre. Obrigada. Beijos, se cuide sempre, sua amiga, Margherita.

Jú Carelli disse...

Karina...
Passei para te contar que AMEI a idéia do relógio... Gostei tanto que acabei "copiando"... hahahaha
Espero não haver problema.
Obrigada por deixar meu blog mais bonito!!!
Um grande beijo

juliana.azevedo87@gmail.com disse...

Oie meu nome é Juliana e ja tomei o cicloprimogyna por um ploblema de alopecia tenho tentado a dois anos engravidar e não consigo gostaria de saber se o cicloprimogyna tem alguma coisa q prejudica pois voltou a alopecia e terei q tomar de novo mas estou com medo pois eu procurando encontrei no seu blog e vc comentando sobre infertilidade por favor me responda obrigado.

Unknown disse...

Olá Juliana!! Tudo Bem??
Olha é sempre bom você conversar com sua ginecologista.
Porém pelas informações que tenho o remédio cicloprimogyna serve para auxiliar na ovulação...
É um repositor Hormonal e não um contraceptivo!!
No meu caso eu tomei a cicloprimogyna justamente para reverter a infertilidade (baixa dos hormônios LH e FSH).
Porém se pensa em engravidar é sempre bom ouvir a opinião de um médico, no seu caso os mais indicados são um ginecologista ou endocrinologista!!
Desculpe se não pude ajudar muito!!
Beijos e Boa Sorte no seu tratamento!! Mande notícias sempre!!